8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Os Estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro vão intensificar as ações de divulgação do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujo encerramento do período de inscrição ocorrerá no dia 17 de setembro. Também estão previstas, para o início de setembro, atividades em Goiás e no Distrito Federal.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência , com o apoio do CNPq/MCTI, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD/MEC, Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC e ONU Mulheres.
Consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Atualmente, é ofertado a cinco categorias :
- Categoria Estudante de Ensino Médio - redações;
- Categoria Estudante de Graduação - artigos científicos;
- Categoria Graduado(a), Especialista e Estudante de Mestrado - artigos científicos;
- Categoria Mestre e Estudante de Doutorado - artigos científicos; e
- Escola Promotora da Igualdade - projetos para as escolas de nível médio.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da SPM-PR, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero. A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, da SPM.
Informações adicionais podem ser obtidas no site http://igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html
