Planejamento Estratégico
Temas:
Regiões:
A fim de promover a melhoria efetiva da capacidade gestora das instituições, o IBAM realiza projetos que, através do mapeamento da situação atual e da identificação das premissas de mudança, trazem uma nova visão de suas estruturas organizacionais e da gestão e desenvolvimento dos seus processos de trabalho.
Nessa linha de atuação destaca-se um projeto voltado para o planejamento estratégico do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ, no momento em que deixava de ser um órgão do Ministério do Meio Ambiente e se transformava em autarquia, vinculada ao mesmo Ministério, com acréscimos importantes em suas responsabilidades e na autonomia para concretizá-las. Vale ressaltar que o JBRJ incumbe-se de oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas ambientais, inclusive àquelas relacionadas às questões da biodiversidade, engajando-se na realização de relevantes pesquisas no campo científico, além de ser um bem cultural de valor inestimável para o país.
Outra experiência foi no campo do saneamento, quando o IBAM teve a oportunidade de construir proposições de alternativas de modelos de gestão que possibilitassem um melhor desempenho dos processos de trabalho por parte das Prefeituras Municipais paranaenses de Ponta Grossa, Maringá e Londrina. O projeto objetivava a análise institucional da concessão vigente, envolvendo a formulação de relatório técnico versando sobre os sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário.